Minha lista de blogs

O ESCARAVELHO SAGRADO

O VELHO ESCARAVELHO MORRE, mas do ovo que fecundou sai outro escaravelho, como a alma se escapa da múmia e sobe para o céu. Assim, o inseto era, para os egípcios, o símbolo da vida que se renova eternamente a partir de si mesma.

O RADICAL EGÍPCIO KHEPER significa várias coisas, dependendo do contexto, principalmente o verbo criar ou transformar, e é também a palavra para escaravelho. É ainda interessante salientar que a palavra egípcia que significa aquele que vem a ser é homófona de escaravelho e este tornou-se símbolo do deus ao vir a ser, do Sol nascente, da recapitulação diária da criação.

AQUELE QUE EM VIDA trouxesse consigo uma imagem do escaravelho garantia, de certa forma, a persistência no ser e aquele que levasse essa imagem para a tumba tinha certeza de renascer para a vida. O escaravelho era, assim, o amuleto preferido de vivos e mortos. Os guerreiros, por exemplo, traziam um brilhante escaravelho gravado no selo de seus anéis.

Quem sou eu

Minha foto
Uma taurina tão persistente que chega às raias da teimosia.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

API Realizada pelas Corretoras

Veja matéria publicada pelo Estadão.com.br, http://economia.estadao.com.br/noticias/especiais,por-falta-de-tempo--corretoras-podem-ter-dificuldade-na-implementacao-da-api,not_6046.html SÃO PAULO, 23/02 - Até julho as corretoras de valores terão que realizar, com todos os novos clientes, um questionário de Análise do Perfil do Investidor (API). Porém, até o momento a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não divulgou quais serão as diretrizes para a elaboração destas perguntas. Alexandre Chaia, professor de finanças do Instituto de Estudo e Pesquisa (Insper, antiga Ibmec), critica a demora da CVM em publicar as informações e alerta que poderá ocorrer falhas na implementação devido ao pouco tempo que haverá para o processo. "Trata-se de algo novo e as corretoras precisarão de tempo para se adequarem a nova regra", diz.
Desde o início deste ano, os bancos de varejo já são obrigados a realizar as perguntas de API com os investidores. A medida, que visa ampliar a segurança do mercado financeiro nacional, foi debatida durante dois anos pelos bancos e pela Associação Brasil das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) antes de se tornar regra. Chaia reforça ainda que o questionário das corretoras deverá ser mais complexo do que os instituídos nos bancos de varejo. "Isso porque o tipo de investimento que a corretora administra é de muito mais risco", explica.
O professor do Insper diz que a API das corretoras deverá focar no conhecimento que o investidor tem do mercado. "Há muita gente investindo na Bolsa, mas nem todas sabem realmente o que estão fazendo". Desta maneira, segundo Chaia, ocorrerá uma ampliação natural da segurança no mercado, sobretudo por conta do aumento da transparência na negociação, tanto do lado do cliente quanto da corretora. "É o amadurecimento do mercado".
Se os bancos levaram DOIS longos anos para definirem seu modelo de API, com um resultado que pode ser medido pelo post anterior, registrado nesse mesmo dia, (http://blogsuzanacastro.blogspot.com/2010/02/qual-o-seu-conselho.html), imagine o que sairá das corretoras, com um trabalho feito "em cima da hora?"
Qual a sua opinião?
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário